08/06/2020

IAP-PR manifesta-se sobre menção do Jornal Gazeta do Povo em CPMI das fake news

A Gazeta do Povo foi injustamente incluída em um relatório preliminar da CPMI das fake news, que listou o jornal como veículo divulgador de notícias falsas. Apesar da pronta retratação dos consultores que elaboraram o relatório com a expressa admissão do erro, o episódio é digno de repulsa.

Um jornal mais que centenário, com linha editorial clara e vencedor de vários prêmios jornalísticos não pode ser taxado como divulgador de fake news. A simples menção ao nome da Gazeta do Povo demonstra como a lacuna na definição de metodologia clara para inclusão no dito relatório foi perniciosa.

Não se pode permitir a apropriação do discurso sobre fake news por parte de qualquer espectro político para seu próprio consumo. A verdade não tem orientação política. Existem fake news para todos os gostos, mas o jornalismo sério, competente e confiável é único.

O tema deve ser tratado de modo técnico. Do contrário, a pluralidade de ideias – essência de toda imprensa democrática – se perde. A imprensa livre exige espaço para todas as linhas editoriais desde que verazes. Qualquer tentativa de restringir ou limitar isso é antidemocrático.

E indefensável menção à Gazeta do Povo como propagadora de notícias falsas, em meio a outros veículos falazes e mendazes. O discurso das fake news, mais que outros, também precisa de validação de conteúdo.

Tarcísio Araújo Kroetz

Presidente do IAP

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!