04/10/2017

CURSO SOBRE A REFORMA TRABALHISTA LOTA O IAP

Mais de 70 pessoas participaram do evento

 

O Palestrante Manoel Antonio Teixeira Filho lotou o IAP nas noites dos dias 4 e 5 de outubro, com o curso “REFORMA TRABALHISTA – Impacto no Direito Processual do Trabalho” realizado pela Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná em parceria com o Instituto dos Advogados do Paraná.

Faltando pouco mais de dois meses para a reforma trabalhista entrar em vigor, o presidente do IAP, Hélio Gomes Coelho Júnior, falou sobre a importância de ter o professor Manoel palestrando. “Contar com um dos maiores nomes do Direito do Trabalho no Brasil aqui no nosso Instituto é uma honra. E frente a uma mudança tão grande quanto essa reforma é importante nos prepararmos com os melhores professores”.

Nos dois dias de curso, os mais diversos pontos foram abordados. Alguns geraram polêmicas. Segundo o Dr. Manoel Antonio Teixeira Filho “a polêmica depende do ponto de vista. É como uma corda, que para o carrasco é o instrumento de trabalho, mas para o enforcado significa o fim da sua vida”.

 

Para o jurista, “do ponto de vista da classe dos advogados, a maior preocupação é a petição inicial com pedidos líquidos vinculados a honorários. Isso é um pânico, um terror. Especialmente para o advogado de trabalhador, porque é ele que vai ter que tomar o cuidado de indicar os pedidos líquidos, colocar o risco de sucumbência. Já na parte material, é o acordo extrajudicial, que passa a ser o grande ponto polêmico”, explicou. E completou: “para os juízes, o artigo 841 dava ao juiz a iniciativa da execução; e o que foi feito agora? O juiz só poderá tomar a iniciativa da execução se as partes não tiverem advogados. Como, no geral, as partes têm advogados, isso significa que o juiz está manietado e eles estão reclamando disso.”

Os participantes do curso receberam gratuitamente o livro “O PROCESSO DO TRABALHO E A REFORMA TRABALHISTA”, de autoria do palestrante.

 

Sobre o palestrante

Manoel Antonio Teixeira Filho – Advogado. Conferencista. Juiz aposentado do Tribunal do Trabalho da 9ª Região. Um dos fundadores da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná – Ematra IX. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho; da Academia Paranaense de Letras Jurídicas; do Instituto dos Advogados de São Paulo e,de outras instituições jurídicas de âmbito internacional. Autor de mais de 25 livros sobre Direito Processual do Trabalho.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!