18/06/2019

Colégio de Presidentes dos Institutos de Advogados se reúne em Curitiba

O Colégio de Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil, presidido por Hélio Gomes Coelho Júnior, realizou na sede do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), em Curitiba na sexta-feira (14/6), a sessão ordinária de junho, aproveitando para participar das celebrações de 102 anos do Instituto dos Advogados do Paraná, presidido por Tarcísio Kroetz.

Na agenda dos confrades estiveram presentes temas da ordem do dia: cultura jurídica, direitos fundamentais, guarda da Constituição e Justiça. As abordagens ocorreram em dois painéis e também em uma apresentação sobre educação jurídica feita pelo reitor da mais antiga universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Ricardo Marcelo Fonseca.

O primeiro painel, com o tema Projeto de Lei Anticrime e outras questões penais, contou com Fernando Fragoso e Benedicto Figueiredo, presidentes honorários que integram o colégio; com o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Renato Silveira e ainda com o Professor René Ariel Dotti, laureado pelo Colégio com a Medalha Santo Ivo. Dotti conduziu um dos debates com brilhantismo, a reafirmar o mérito à honraria a ele outorgada.

No segundo painel o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Gilberto Ferreira, tratou da instrução normativa sobre a alegada nova competência da justiça eleitoral para julgar ilícitos penais conexos às campanhas. Ferreira foi enfático ao dizer que o TRE-PR tem toda a estrutura necessária para tal. No mesmo painel, o presidente honorário José Horácio Rezende Ribeiro, também juiz do TRE-SP afirmou que os processos demoram pouco menos de quatro anos na Justiça Federal e pouco menos de três anos na eleitoral. Esse painel contou ainda com o presidente do Instituto de Advogados de Goiás, Flávio Borges.

“Saímos maiores na delicada tarefa de melhor compreendermos e desempenharmos o protagonismo da representação da sociedade e da advocacia. Tivemos uma degustação para o intelecto”, destacou Gomes Coelho. “Sentimos a falta dos confrades que justificadamente não puderam vir. A palavra colégio vem de collegium, derivado de collegire, que significa reunir membros de igual dignidade. É uma honra participarmos e servirmos o Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil”, ajuntou.

A próxima sessão ordinária do colégio será realizada no Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF), em Brasília, nos dias 19 e 20 de agosto.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!