09/07/2019

Associado lança livro sobre disponibilidade e liberdade processual

O advogado Rodrigo Ramina de Lucca, associado do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), lançou neste mês de julho seu segundo livro: “Disponibilidade processual – a liberdade das partes no processo”.
Ramina de Lucca discorre sobre o nível de liberdade que as partes têm no processo, procurando estabelecer uma divisão adequada entre o trabalho do juiz e das partes envolvidas.
A obra também trata do real significado do princípio dispositivo, das concepções processuais privatistas e publicistas, e a disponibilidade das partes na definição da matéria fática e jurídica do processo, bem como na sua condução e em seu resultado.

Com prefácio assinado pelo professor em Direito Processual Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eduardo Talamini, o livro é a versão comercial da tese de doutorado do autor em Direito Processual Civil pela USP, aprovada com louvor em 2018.
A obra, organizada em oito capítulos que somam 400 páginas, pode ser adquirida nas livrarias e no site da Revista dos Tribunais.

O autor

Ramina de Lucca é doutor e mestre em Direito Processual Civil pela USP. Bacharel em Direito pela UFPR. Cursou a Mediation Academy pela Universität zu Köln – Alemanha (Center for Transnational Law) e é membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Instituto dos Advogados do Paraná e do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). Professor e advogado. Sócio-fundador da Ramina de Lucca, Bibas e Siqueira de Carvalho Advogados Associados.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!