Privado: Notícias IAP / Artigos Notícias
30/04/2020

Dia do Trabalho

Dia primeiro de maio, o comemorado Dia do Trabalho.

Primeiro de maio de 2020, um dia do trabalho diferente, em meio a uma pandemia mundial, com a grande maioria da população reclusa, mas esperançosa pela possibilidade de muito em breve, retornar ao trabalho; retomar a vida.

A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando de uma greve iniciada na cidade norte-americana de Chicago com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho; em que pese naquele país a comemoração ocorrer na primeira segunda-feira de setembro, possivelmente por questões ideológicas.

Neste ano de 2020 a comemoração de importante data realizar-se-á em nossos lares, hoje convertidos junto às famílias em trincheira na batalha crucial pela vida contra a pandemia que nos assola, exigindo de todos disciplina social, responsabilidade individual e coletiva.

O Instituto dos Advogados do Paraná, como defensor da dignidade, dos interesses da Justiça e da classe dos advogados, solidariza-se com o momento atual, relevando o destaque e a importância desta data.

Num futuro muito breve os escritórios virtuais devem ocupar lugar importante na advocacia, deixando o trabalho remoto de ser apenas uma opção em momentos específicos para se tornar uma realidade na vida da maioria dos advogados, que inclusive passarão a realizar audiências e pautas de julgamento virtuais.

Vivemos uma transformação radical no jeito como trabalhamos. Temos que reconhecer as mudanças que estão acontecendo e caminhar lado a lado, convivendo com a ideia de mudanças, revoluções e novos impactos. O avanço tecnológico é o futuro do mundo do trabalho.

Nós advogados, como gestores e trabalhadores, devemos reconhecer os limites que o momento impõe, que a realidade atual prejudica a produtividade e coloca a saúde mental de todos em risco, assim buscando fazer deste um tempo de acolhimento e solidariedade.

Que jamais, em qualquer circunstância, deixemos de comemorar esta data, o dia primeiro de maio, dia do trabalho, pois como disse Freud: Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. “

Tobias de Macedo, advogado. Diretor da Comissão de Direito Trabalhista do IAP-PR.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!