27/10/2019

IAP debate Pacto Global

No dia 24 de outubro, dia que se comemora os 50 anos da Convenção Americana de Direitos Humanos da ONU, o IAP – Instituto dos Advogados do Paraná – promoveu o debate sobre a adesão do meio jurídico ao Pacto Global e ao ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O evento foi no Graciosa Country Clube e contou com mais de 140 participantes.

A discussão teve a participação da professora, Dra. Flávia Piovesan, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Piovesan sensibilizou o público sobre a importância de uma agenda colaborativa no meio jurídico. Destacou a importância da integração ao Pacto Global em tempos tão desafiadores para sociedade. Falou sobre a como as alianças colaborativas e a sinergia de propósito pode fazer diferença para o todo.

A professora lembrou os desafios enfrentados em países vizinhos, onde as polaridades estão gerando desequilíbrio social. Neste contexto, abordou a importância da internacionalização do direito: “O que nos une deve ser superior ao que nos separa”, conclui.

Também falou do papel do direito internacional o Professor Dr Valério Mazzzuoli, da UF-MT, “o engajamento e o comprometimento das entidades jurídicas com os propósitos da ONU é uma sinalização importante para a internacionalização dos direitos, esse é um passo muito importante e significativo,” explica.

Também participou do evento a OAB – PR, que é uma das signatárias do Pacto Global e fomentadora dessa discussão. A Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da entidade, Jaqueline Lobo da Rosa, apresentou o programa, que tem como objetivo a sensibilização dos advogados e das associações para que alinhem seus negócios ao Pacto Global.

Ainda foram apresentados no evento, pela Dra. Maria Amélia Mastrorosa Viana, dois projetos que estão alinhados ao Pacto Global e que já estão sendo executados pelo CESA-PR. O prêmio Lumen, que destaca os escritórios que possuem boas práticas de gestão e o Projeto Lar Mãe Maria, que arrecadará alimento para a entidade beneficente.

No evento, 14 escritórios assinaram o termo de cooperação e se uniram aos 10 princípios do Pacto e os 17 objetivos do ODS.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!