04/03/2018

IAP está em luto pelo falecimento do ex-presidente Manoel Lacerda Carneiro

O Instituto dos Advogados do Paraná comunica, com sentido pesar, o falecimento do associado e ex-presidente Manoel José Lacerda Carneiro, de 63 anos, ocorrido em Curitiba neste domingo, 4 de março de 2018. Nascido na capital paranaense a 27 de dezembro de 1954, Lacerda Carneiro começou a militar na advocacia em 1978, depois de formar-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Em 1981, tornou-se procurador do Estado do Paraná. Ele também dedicou-se a lecionar Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seu ingresso no IAP se deu em 1993. Antes de presidir o Instituto, de 2007 a 2009, Lacerda Carneiro ocupou os cargos de diretor da revista e de vice-presidente. Foi dele a iniciativa de fixar a história do IAP no chamado “livro dos 90 anos”.

Em depoimento sobre sua gestão, em dezembro do ano passado, o advogado expressou grande gratidão a todos os companheiros de jornada, especialmente àqueles que com o livro o ajudaram, segundo suas próprias palavras, a “fixar o passado para projetar o futuro”. Ele contou ainda que sua melhor lembrança estava vinculada ao Instituto. “Sou neto e filho de advogado. E tive a presença do meu pai na minha posse. Minha mãe havia falecido recentemente, estava muito difícil, mas ele esteve presente. E ficou muito emocionado. Essa seria a melhor memória que tenho. De todas”, revelou.

No mesmo depoimento, um comentário comovido sobre as constantes transformações no mundo e na advocacia evidencia o legado de inspiração que ele deixa para as novas gerações de advogados. “Mudou muito. Mas uma coisa não muda: o fogo no olhar do jovem, algo que vejo em cada nova turma de estudantes.”

O velório transcorre nesta segunda-feira (5/3) no Cemitério Municipal São Francisco, em Curitiba. O sepultamento está previsto para as 17h.

 

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!