Carlos Eduardo Manfredini Hapner, nasceu em Curitiba, no Paraná, onde graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1982. Cursou a “Academy of American and International Law”, organizada pelo “Southwestern Legal Foundation” em Dallas, Texas, EUA (1997). É mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, título obtido em 1989. Na mesma UFPR, Hapner leciona Direito Comercial.

É membro do Instituto de Direito Tributário do Paraná (IDTP); da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT), com sede em São Paul; e do Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor (Brasilcon), também de São Paulo. Foi vice-presidente da Seccional Paraná do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) de 2006 a 2009.

Pelo mundo

Na esfera internacional, Hapner integra a Union Internationalde des Avocats (UIA), estabelecida em Paris; a International Bar Association (IBA) de Londres; e a American Bar Association (ABA), com sede em Chicago, nos Estados Unidos.