José Lucio Glomb nasceu em Porto União, Santa Catarina, em 30 de agosto de 1951. Foi, porém, no Paraná que José Lucio construiu sua vida, a ponto de ter recebido o título de Cidadão Honorário de União da Vitória. Glomb decidiu viver em Curitiba nos anos 70. Contrariando o desejo da mãe, que o queria médico, formou-se em Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1976.

A capital paranaense foi também a cidade escolhida por ele para desenvolver-se na advocacia. Ainda estudante, foi trabalhar no escritório do professor João Régis Teixeira, dedicado a causas trabalhistas. Foi no Direito do Trabalho que Glomb consolidou sua carreira.

Inspiração

No dia de sua posse como presidente do Instituto, em março de 2009, soube do falecimento do advogado, jornalista, empresário e ex-presidente do IAP Francisco Cunha Pereira Filho. A triste coincidência trouxe uma inspiração: Glomb criou o Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho para premiar monografias sobre a liberdade de expressão.

Em 2010, José Lucio Glomb assumiu a presidência da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde teve papel decisivo na luta pela moralização da Assembleia Legislativa do Paraná por meio do movimento O Paraná Que Queremos. Glomb reassumiria a presidência do IAP em 2015. Em 2016, passou a integrar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.