Nasceu no dia 13 de dezembro de 1865 em Buenos Aires, onde seu pai Manoel Antônio Guimarães, filho do Visconde Nácar, do mesmo nome, trabalhava como Cônsul Geral do Brasil. Adquiriu a cidadania brasileira e estudou em diferentes locais, graças às permanentes viagens. Finalmente, fixou-se em Recife para graduar-se em Direito, na época em que Manoel Eufrásio Correia, seu tio, presidia a então Província de Pernambuco.

Exerceu o cargo de Promotor Público em 1887 naquela Província. No ano seguinte voltou para Curitiba e foi nomeado juiz municipal e em seguida, Chefe da Polícia, também exerceu o cargo de secretário de estatística em 1890.

Elegeu-se deputado constituinte em 1892, e reelegeu-se sucessivamente ao Congresso Legislativo estadual. Elegeu-se deputado federal em 1894 e reelegeu-se em 1900. Depois, voltou ao Congresso Legislativo, presidindo-o em 1908, ano em que ocupou interinamente a presidência do Estado, como consequência da Coligação Republicana de 25 de fevereiro a 26 de abril. Foi, em seguida, levado ao Senado, onde cumpriu cinco legislaturas. Teve papel importante e participação ativa em várias lutas políticas no estado do Paraná e no Brasil. No Senado, participou da comissão responsável pela elaboração do Código Civil, desde 1910 até a formulação do parecer, cinco anos depois.

No governo Washington Luiz foi nomeado Inspetor Consular para a América do Sul e sul da África (1927). Pertenceu ao Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense. Exerceu mandatos legislativos durante 28 anos seguidos. Doou sua vasta biblioteca à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Ingressou no Instituto em 1934, sendo eleito para a presidência em 1936. Faleceu em de setembro de 1940, em Curitiba.

Biografia: História biográfica da república no Paraná, de David Carneiro e Túlio Vargas, 1994.