18 de outubro de 2018

Castro Neves encanta plateia interessada em saber “como os advogados salvaram o mundo”

Cacciana

voltar

O advogado José Roberto de Castro Neves encantou os mais de 150 presentes no salão principal do Graciosa Country Club, na noite desta quinta-feira, 18 de outubro. Com um resgate cronológico, ele apontou a importância dos advogados em acontecimentos relevantes da história. “A a independência dos Estados Unidos é, na verdade, um libelo contra o rei George III, um documento legal preparado por Jefferson, que era advogado. O mesmo se pode dizer da Constituição organizada por Madison, outro advogado”, destacou.

“Também na Revolução Francesa, observa-se a marca da advocacia, presentes tanto entre os jacobinos quanto entre os girondinos”, prosseguiu. Na história do Brasil, a inspiração jurídica foi apontada na independência, na figura de José Bonifácio de Andrada. “Já a República, infelizmente, foi resultado de um movimento militar. Pagamos a conta pela ausência de advogados nesse momento da história do Brasil”, considerou. Ele citou ainda outras figuras históricas que tinham formação em Direito – Gandhi, Mandela, Fidel Castro.

O evento, promovido pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), pelo Graciosa Country Club, pelo escritório Casillo Advogados, pelo Solar do Rosário e pela Unibrasil, também marcou, no Paraná, o lançamento do livro “Como os advogados salvaram o mundo”, escrito por Castro Neves. Antes de palestrar, Castro Neves foi recebido em um coquetel por convidados do IAP.

Ao abrir a conferência, a diretora cultural do Graciosa, Liana Leão, saudou a todos exaltando o conhecimento humanista do advogado. Ela também convidou todos os presentes para o bate-papo com o jornalista e escritor Ruy Castro, atividade do calendário cultural do clube marcada para 8 de novembro, às 20 horas.

Cinquentenário

Em seguida, o diretor-tesoureiro do IAP, Tarcísio Kroetz, apresentou o advogado João Casillo, a quem coube saudar o palestrante. “Casillo, que está completando 50 anos de advocacia é civilista como nosso palestrante e foi professor da Unicuritiba, da PUC-PR e da UFPR. Fundou a Academia Paranaense de Letras Jurídicas e trouxe para o estado o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, que hoje presido”, enumerou Kroetz.

Ao tomar a palavra, Casillo ressaltou o empenho do Graciosa Country Club em oferecer uma agenda cultural de qualidade. “Como faz o Instituto dos Advogados do Paraná quinzenalmente, o clube tem promovido atividades culturais imperdíveis. Nesta obra de Castro Neves fui surpreendido pelo contexto, marca de quem lê a história para além da camada superficial”, afirmou.

Antes de começar a conferência, Castro Neves agradeceu a generosidade da apresentação e fez coro com Casillo quanto à diretriz cultural do Graciosa. “Estou também impressionado com a força do clube na divulgação. Muitas pessoas fizeram contato por terem tomado conhecimento de que eu estaria aqui hoje. Não sei de outro clube com esse poder de comunicação”, exaltou.

[cycloneslider id=”18-10″]