17/01/2019

Vice-presidente representa o IAP na diplomação de diretores e conselheiros da OAB-PR

A vice-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Adriana D’Avila Oliveira, compôs a mesa na cerimônia de diplomação dos novos diretores e conselheiros da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados. Presidentes das subseções da Ordem no estado também tomaram parte da solenidade. Cássio Lisandro Telles, que assume a presidência da OAB Paraná no triênio 2019-2021, ressaltou em seu discurso a importância do IAP para a advocacia. “É a mãe da OAB.”

Telles sucede José Augusto Araújo de Noronha, que será conselheiro federal na nova gestão. Também foram diplomados Marilena Indira Winter (vice-presidente), Rodrigo Sánchez Rios (secretário-geral), Christhyanne Regina Bortolotto (secretária-geral adjunta), Henrique Gaede (diretor-tesoureiro), Alexandre Salomão (diretor de Prerrogativas), Fabiano Augusto Piazza Baracat (presidente da Caixa de Assistência dos Advogados – CAA/PR), além de demais diretores da Caixa e conselheiros estatuais.

Solenidade de Posse

A posse da nova diretoria da OAB Paraná, no triênio 2019-2021, foi realizada na noite desta quinta-feira na Ópera de Arame, em Curitiba. A cerimônia teve início com a apresentação musical do conjunto Ladies Ensemble e com uma declamação do ator e advogado Plínio Taques.

Em seu discurso, o novo presidente da OAB Paraná relembrou a sua participação na Caravana das Prerrogativas, na qual percorreu o país, na companhia de Claudio Lamachia, presidente do Conselho Federal da OAB, realizando reuniões, audiências, visitas, inspeções e palestras, com o intuito de preservar a dignidade profissional das advogadas e dos advogados, garantindo a inviolabilidade dos escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e a garantia de honorários justos. “Na gestão de Lamachia, tive a certeza de que a OAB tem de ir aonde o advogado está. Nossa classe deseja, antes de mais nada, uma OAB identificada com as dificuldades do cotidiano da advocacia”, disse.

Telles destacou o papel da advocacia na defesa da sociedade. “Somos a trincheira da resistência ao arbítrio, das tentativas de supressão dos direitos sociais e das garantias fundamentais, somos o bastião do exercício do poder sempre em nome do povo e para o povo. Estaremos vigilantes contra atos que tentem suprimir as liberdades constitucionais de ir e vir, de manifestação de opinião, de pensamento, de imprensa, de associação, de livre crença religiosa, porque não há felicidade onde nãoo exista respeito à liberdade e à igualdade”, disse. “Quero convidá-los para que façamos juntos, nos próximos três anos, esta viagem em direção a um mundo melhor e mais justo.”

O evento contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, do vice-governador Darci Piana, do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Renato Braga Bettega, do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, do procurador geral de Justiça Ivonei Sfoggia, e do presidente do Conselho Federal Cláudio Lamachia. Além deles, estiveram presentes presidentes de Seccionais, de Caixas de Assistência e de centenas de advogados de todo o Estado.

Defesa da advocacia

O secretário-geral do IAP, Tarcísio Kroetz, participou da primeira sessão do Conselho Pleno da OAB Paraná, realizado nesta sexta-feira (18/1).  Confira íntegra da saudação de Kroetz à nova diretoria e aos conselheiros presentes:

Saudação do IAP ao novo presidente da seccional Paraná da OAB:

Tradicionalmente compete ao representante do IAP fazer a saudação ao novo Presidente da Seccional na primeira reunião de seu Conselho. Isto acontece porque o IAP/PR foi fundado antes da Seccional da Ordem e em suas fileiras foi organizada a criação do nosso órgão de classe, nas palavras do Presidente Helio, a célula matriz da OAB. Desde então as instituições caminham juntas, cooperando mutuamente na realização dos objetivos próprios, mas sempre unidas na missão de promover e respaldar a advocacia paranaense.

Devemos sempre preservar, cultivar e resgatar as tradições porque elas pautam as trajetórias que nos conduzem ao momento presente. E este, agora, clama por mudanças. Os desafios da contemporaneidade colocam em cheque as técnicas e estratégias. É preciso que nos reinventemos para que possamos satisfazer as expectativas da sociedade, seja na garantia das liberdades fundamentais, seja no acesso à justiça, seja na preservação e cultivo da autonomia privada, seja na crítica aguda e responsável às políticas e instituições públicas.

Foi na Convenção Nacional de 1978 que se veiculou uma reação consistente às violações dos direitos humanos pelo poder público e foi no Paraná que se desmascarou a corrupção sistêmica que corroía as engrenagens da máquina pública nacional. Estes precedentes nos impulsionam a assumir um protagonismo nos necessários avanços para adequação da advocacia aos desafios da era digital, à exploração de meios não jurisdicionais da resolução de conflitos, ao aumento da efetividade dos direitos e garantias individuais, enfim à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Este Conselho é um espaço de ação e não de retórica. Por isso, encerro esta breve mensagem de boas-vindas ao Presidente Cássio Lisandro Telles, conclamando-o a conduzir este colegiado, contando com a inexorável parceria do IAP, equilibrando o respeito às tradições e a coragem para inovações. Sucesso, meu novo Presidente!

Tarcísio Kroetz

 

 

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!