Privado: Notícias IAP / Notícias Sem categoria
21/03/2018

Mais sete imortais passam a integrar a Academia Paranaense de Letras Jurídicas

A Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ) deu posse nesta quarta-feira (21/3) a sete novos membros: Clayton de Albuquerque Maranhão, Eduardo Cambi, Egon Bockmann Moreira, Francisco Pinto Rabello Filho, Graciela Marins, Luiz Antonio Câmara e a associada e ex-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (foto) Rogéria Dotti. “Voltamos ao número original de 40 membros. Registro aqui os agradecimentos a Henrique Lenz César, idealizador da academia, a João Casillo, primeiro presidente”, destacou Carlyle Popp, presidente da academia.

Ao parabenizar os novos imortais, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou a importância da permanente dedicação ao estudo jurídico e augurou que o grupo possa “levar o sol ao direito brasileiro”.

Papéis

Na oração aos novos integrantes, o acadêmico René Ariel Dotti, também associado do IAP, criticou a insegurança jurídica vigente decorrente da inobservância dos papéis dos poderes da República. “O STJ atravessa a linha delimitadora dos poderes para legislar”, apontou, lembrando que a boa prática aponta para outro caminho. “Na aplicação da lei o juiz deve atender os fins sociais a que ela se dispõe e as exigências do bem comum”, completou.

A advogada Graciela Marins, coordenadora da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB Paraná, saudou os confrades com uma frase do jurista Pontes de Miranda: “Não pode ser justo, ao aplicar o Direito, aquele que não o sabe”, lembrou. Em breves palavras, ela citou pontos mais importantes da biografia dos novos membros da academia e dos patronos e antecessores das cadeiras que passam a ocupar. Emocionada, Graciela também lembrou-se do pai, Victor Marins, falecido em 2017, que ocupou a cadeira 33 da APLJ antes dela.

Compuseram ainda a mesa da solenidade Lucila Felicidade Dias, representando a vice-governadora Cida Borghetti; o desembargador Luiz Oyama, do Tribunal Regional Eleitoral; a vice-presidente da CAA, Daniela Ballão; o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Sérgio Rocha Pombo; e o conselheiro federal da OAB José Lúcio Glomb. O presidente do IAP, Hélio Gomes Coelho Júnior, foi representado na cerimônia pelo secretário-geral do instituto, Tarcísio Kroetz.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!