10/10/2018

René Ariel Dotti recebe troféu “Guerreiro do Paraná”

O jurista René Ariel Dotti, associado benemérito do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), recebeu na última terça-feira (9/10) o troféu “Guerreiro do Paraná”, uma homenagem do Movimento Pró-Paraná, concedida àqueles que se destacaram na luta em prol da sociedade paranaense.

A vice-presidente do IAP, Adriana D´Avila Oliveira, saudou o homenageado, que além da destacada carreira jurídica é também um defensor das artes. “O Instituto dos Advogados do Paraná tem a honra de participar da outorga do Troféu Guerreiro do Paraná a seu associado benemérito ao tempo em que cumprimentados o Movimento Pró-Paraná pela iniciativa e a Associação Comercial do Paraná pelo apoio”, disse a advogada.

“Tomamos a liberdade de lhes contar que ao rememorarmos o ano de ingresso de René Ariel Dotti aos quadros do instituto, o que ocorreu no ano de 1961, encontramos uma carta de sua autoria datada de agosto de 1978, da qual extraímos um pequeno, mas atualíssimo e comovente trecho: ´…Se é punível a lesão corporal leve, a ameaça, agressões contra a honra… por que ficaria impune o poluidor das águas, do ar, da terra ou dos alimentos? O problema é agitado somente nos últimos anos porque o progresso tecnológico tem demonstrado consequências desastrosas. E para neutralizar tal rastro de morte e agonia, a comunidade tem a necessidade de se organizar, exigindo do Estado uma tutela mais efetiva da vida humana.´”, prosseguiu ela.

Sob aplausos, a vice-presidente do IAP fechou sua fala com um agradecimento: “Por essa e por tantas outras lutas, Professor René Ariel Dotti, Vossa Excelência é um farol de conhecimento, retidão, de amor à vida e à profissão a todos os que o cercam.”

Exemplo

Para o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, “os paranaenses que se projetaram em suas áreas profissionais com talento e determinação dão contribuição efetiva e permanecem como exemplo para as próximas gerações. É uma honra incorporar à nossa galeria o professor René Dotti”, afirmou.

José Augusto Araújo de Noronha, presidente da OAB Paraná, enalteceu o exemplo que René Dotti representa. “Trata-se de um ícone da advocacia e da cultura paranaense. Um advogado ético, corajoso, referência para todos nós”, afirmou. “René Dotti tem um histórico inesquecível de causas defendidas em nome da liberdade de expressão. Inúmeros jornalistas se socorreram de sua sapiência jurídica e sua disposição em defender então chamados crimes de opinião”, completou Noronha.

Após agradecer, emocionado, à homenagem recebida, o professor René Dotti ministrou a palestra “Paraná, 165 anos”.  O jurista defendeu, após um breve retrospecto histórico do Paraná, um projeto educacional que inclua em seu programa de atividades e realizações a participação efetiva do ensino sobre a história do Paraná. “Esta ação é do maior relevo humano e social, porque resgata fatos e figuras que demonstram os valores da civilização e da cultura paranaense”, disse.

Para Dotti, a história não constitui um armazém de precedentes, mas “o seu dinamismo, como ciência, caracteriza-se pela reconstituição do passado, de modo que as ocorrências que produziram possam ser conhecidas e, como tais, se mantenham necessárias e úteis para gerações do presente e do futuro”, afirmou. “A indiferença e a inércia de políticos e demais cidadãos responsáveis pelo aprimoramento dos programas de educação moral e cívica das crianças e adolescentes justificará a sentença do filósofo e político irlandês Edmund Burke: um povo que não conhece a sua história é obrigado a repeti-la. Tenho dito.”

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!