Notícias IAP / Notícias
03/04/2019

Presidente e ex-presidente do IAP prestigiam posse no IASP

Eleito em outubro, o advogado Renato de Mello Jorge Silveira tomou posse como presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), em solenidade realizada na segunda-feira (1º/4) no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco. Além de Renato Silveira, tomaram posse Vitorino Francisco Antunes Neto (vice-presidente), Diogo Leonardo Machado de Melo (diretor administrativo), Jairo Saddi (diretor financeiro), Ana Luiza Barreto de Andrade Fernandes Nery (diretora cultural) e Fabiana Lopes Pinto Santello (diretora de comunicação), alem dos novos conselheiros.

A solenidade foi prestigiada por eminentes juristas e magistrados, dentre os quais o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF); a ex-ministra Ellen Gracie; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Arthur Marques da Silva Filho; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Prazak; o vice-presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Ricardo Toledo Santos Filho; o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná e da seção paranaense do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), Tarcísio Kroetz, que tomou posse na semana passada, a 28 de março; e o advogado Hélio Gomes Coelho Júnior, presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil.

Missão

Ao assumir o cargo a lado de diretores e conselheiros Silveira afirmou que o que o IASP tem de mais importante, são seus membros, a cultura jurídica destes e o labor despendido na defesa da democracia e da própria Justiça. “Em que pese esse cenário de horror anunciado, talvez seja a advocacia a quem se dirige os maiores ataques. Ataques que vão desde o ponto inicial da carreira, vale dizer do Exame de Ordem, até a própria atuação e o questionamento da atuação do profissional enquanto tal. Intenta-se nesse campo uma quase confusão do advogado com o seu cliente,” afirmou o presidente empossado.

No seu discurso de despedida, o ex-presidente José Horácio Halfeld Ribeiro, também expressou sua preocupação com os rumos da nação. “Torna-se imperativo compreendermos o verdadeiro e único papel do jurista como garantidor do Estado de Direito e da Democracia, e resgatar o sentido do espírito público. O nosso país não deve, e não pode, estar abaixo das expectativas dos seus cidadãos, o que ocorrerá sempre que não houver a definição de políticas públicas, suas prioridades e as sanções pelo descumprimento”, disse o ex-presidente que geriu o IASP de 2013 a 2018.

Medalha Santo Ivo

Na mesma solenidade, foi concedida pelo Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil a medalha Santo Ivo ao também professor Heleno Taveira Torres. O prêmio, como explicou o diretor do Instituto dos Advogados de Pernambuco, Antonio Mario de Abreu Pinto, foi criado para agraciar advogados que tenham contribuído para administração da Justiça, pautando sua atividade profissional com rigor ético e constante aprimoramento técnico. Responsável pela saudação ao conterrâneo homenageado, Abreu Pinto augurou que a comenda motive o professor Taveira Torres “a continuar a usar o seu talento e a sua arte, como nos ensina, Santo Ivo, na luta pela ética, contra a corrupção, pela democracia e pela promoção da justiça social em nosso país diminuindo a concentração da renda e o fosso entre ricos e pobres, transmitindo aos seus alunos esses pilares da advocacia e da cidadania”.

Emocionado com a homenagem, Taveira Torres fez um breve discurso aberto com oração de Santo Ivo, padroeiro da advocacia. O professor fez menção às passagens da vida do frei francês em defesa da Justiça e também citou eminentes advogados que receberam a comenda para destacar o papel do advogado para salvaguardar suas prerrogativas e defender as liberdades e direitos de todos os cidadãos.

O homenageado valeu-se assim das palavras do Padre Vieira, de Joaquim Nabuco e de Edgar Morin para enaltecer a democracia e importância de que a sociedade confie e atue em prol dessa forma dessa forma de governo. “É mister erradicar qualquer esperança em projetos pessoais de salvacionismos… A sociedade brasileira precisa acreditar e confiar na democracia e amar sua Constituição, na qual todos os sonhos são possíveis”, destacou Taveira Torres.

Confira a íntegra do discurso do professor Heleno Torres. 

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!