Notícias IAP / Notícias
11/10/2018

José Lucio Glomb é homenageado no III Congresso Nacional de Direito do Trabalho

Durante o encerramento do III Congresso Nacional de Direito do Trabalho, realizado nos dias 8, 9 e 10 de outubro, o advogado José Lucio Glomb, que presidiu o IAP por duas gestões (2009 a 2010 e 2015 a 2017), recebeu uma homenagem pela defesa intransigente do Estado Democrático de Direito, por seu prestígio aos interesses da justiça e dos advogados e por seu incansável empenho à difusão da cultura jurídica.
O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, em seu discurso, relembrou a trajetória de Glomb, que nasceu em Porto União, em Santa Catarina, e recebeu o título de cidadão honorário da cidade vizinha, União da Vitória. “Glomb foi predestinado, desde sempre, a unir interesses, pessoas e destinos”, afirmou. Noronha ressaltou a importância que José Lucio Glomb teve na presidência da OAB Paraná, quando assumiram a frente da luta contra a corrupção através do movimento “O Paraná Que Queremos”, que denunciava os escândalos dos Diários Secretos. “Somente com a sua coragem que a OAB pôde encarar aquela batalha”, disse, relembrando o risco de vida que ele correu para “entregar uma sociedade melhor e fazer o que jurou quando assumiu a presidência da OAB Paraná: defender a Constituição e o Estado Democrático de Direito. É isso que se espera de um presidente. Ele sabe muito bem como estreitar laços e ampliar horizontes. Em nome de toda a advocacia brasileira e paranaense, tenho a honra de dizer: muito obrigado!”
O homenageado agradeceu aos membros da mesa e à sua esposa. “Dou um valor imenso a amizade. Na vida aprendi muitas coisas, com a experiência que nos mostra a necessidade de termos a gratidão e expressarmos esta gratidão. Agradeço aos organizadores deste evento por ser homenageado, muitos outros teriam mais mérito para receber essa homenagem, esse deferimento para mim será inesquecível”, disse Glomb. Para o advogado, a área trabalhista está enfrentando momentos difíceis, assim como no passado. “Quando comecei a advogar, era recente a lei do fundo de garantia e se discutia o final da estabilidade e um possível fim dos tempos. Evidentemente não foi e acabamos progredindo”, relembrou. “Tenho uma atuação que respeita a ética, nosso país jamais sobreviverá se não lutarmos pelo estado democrático de Direito e pela liberdade de expressão, que são fundamentos para que o estado de direito possa subsistir. Nós não somos apenas uma onda, nós somos a parte de um grande oceano”, finalizou.
A advogada Sueli Glomb também foi homenageada e agradeceu de forma carinhosa ao marido, com quem divide mais de 40 anos de história. “Eu começaria tudo outra vez, amor”, disse emocionada. “Esse congresso será inesquecível. Não tenho palavras para agradecer toda essa homenagem ao meu marido e colega de trabalho. Tivemos uma vida de muita luta, mas nunca houve desânimo. O mais importante é enfrentar com fé, com esperança e com amor. São os três princípios que regem a humanidade”, sustentou.Também compuseram a mesa o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Sérgio Rocha Pombo, o  presidente em exercício da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, Cassio Telles, e os advogados Marco Antônio Villatore, Rodrigo Fortunato Goulart e Luciana Maria Ramos.

O Paraná que Queremos

O movimento “O Paraná que Queremos” foi lançado em 2010 pela OAB Paraná, após a série de reportagens Diários Secretos, da Gazeta do Povo e da RPC TV, revelar irregularidades na Assembleia Legislativa do Paraná. Diante dos fatos e da indignação de toda a sociedade paranaense, o então presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, lançou o movimento o Paraná que Queremos, com o objetivo de defender o combate à corrupção pedindo mais transparência na gestão pública. A iniciativa contou com o apoio de centenas de entidades e milhares de paranaenses.

 

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!