10/08/2018

Institutos de Advogados do Brasil recebem homenagem como “pais da OAB”

Esta semana o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com sede em Brasília, prestou uma homenagem aos Institutos de Advogados do Brasil, precursores do sistema OAB para marcar o Dia do Advogado, comemorado a 11 de agosto. A solenidade, realizada na terça-feira (7/8), foi presidida pelo presidente Cláudio Lamachia, líder da advocacia nacional. “O objetivo é fazer o reconhecimento da OAB pela história do Instituto, pelo que ele representa para a Ordem. Nascemos a partir do Instituto e quando o homenageamos no início do mês de agosto numa sessão do Conselho Federal estamos homenageando toda a advocacia brasileira, os mais de um milhão e 100 mil advogados e advogadas brasileiros que são indispensáveis à administração da Justiça, conforme expresso na Constituição Federal. Portanto, nosso agradecimento e reconhecimento”, afirmou Lamachia.
Os Institutos dos Advogados têm origem no Brasil império, sendo desse tempo o Instituto dos Advogados Brasileiros, criado em 1843, como um órgão governamental consultado pelo Imperador e seus auxiliares diretos, na busca de opiniões, propostas de lei e assuntos judiciais, sendo que Pernambuco (1853) e São Paulo (1854) são anteriores à proclamação da República e o Instituto dos Advogados do Paraná foi criado em 1917, contando portanto com 101 anos de existência, em franca e crescente atividade de defesa da cultura e das instituições jurídicas, sendo missão estatutária a defesa do prestígio da Justiça e da Advocacia.
O presidente nacional da OAB saudou o Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados Brasil, entidade que congrega os presidentes em exercício de cada Instituto estadual, que tem como presidente o piauiense Álvaro Motta e pela primeira vez em sua diretoria, como vice- presidente, o paranaense Hélio Gomes Coelho Júnior, que comanda o IAP na gestão de 2017/19 e que figurou no volume 10 da obra Vozes do Paraná, lançada no em junho.

Também estiveram em Brasília os presidentes Alessandro de Jesus Uchôa de Brito (AP), Carlos Eduardo Rátis Martins (BA), João Gonçalves de Lemos (CE), Francisco Cláudio de Almeida Santos (DF), Flavio Buonaduce Borges (GO), Felipe Martins Pinto (MG), Fábio Arthur da Rocha Capilé (MT), Clovis Cunha da Gama Malcher Filho (PA), Bruno Novaes Bezerra Cavalcanti (PE), Sulamita Santos Cabral (RS), Gilberto Lopes Teixeira (SC) e José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro (SP).
Na mesma solenidade, além de inaugurada a sala do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, no edifício sede da OAB Federal e que passa a ser o espaço dos Institutos na capital do país, a OAB Federal outorgou identidade profissional específica aos presidentes dos Institutos estaduais, como gesto de reconhecimento e gratidão aos “pais da OAB”.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!