26/10/2017

Instituto recebe Reitor da UFPR na palestra “A Justiça pelas imagens: história e iconografia” e lança as novas revistas do IAP

 

O Reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca proferiu palestra “A Justiça pelas imagens: história e iconografia” para os associados do IAP nesta quinta-feira (26/10). Professor da Faculdade de Direito da UFPR, da qual foi diretor, Ricardo Marcelo é doutor em Direito pela própria Federal do Paraná, e pós-doutor pela Universitá degli Studi di Firenze.

Associado do Instituto dos Advogados, o Reitor apresentou o tema “A Justiça pelas imagens: história e iconografia”. Apoiado em pinturas de grandes nomes da história, como Botticelli, Michelangelo, Damhoulder, esculturas e fotos, passeou pela imagem da justiça pela história. As primeiras imagens são do século XIV.

“O conceito de justiça na idade média era riquíssimo. Não é o mesmo conceito que temos hoje, que eu chamo de justiça moderna, mas era rica e altamente estudada” disse o palestrante.

Na apresentação do palestrante, o presidente do IAP, Hélio Gomes Coelho Júnior, ressaltou a rica biografia de Ricardo Marcelo. “É uma honra para o Instituto ter um membro ocupando a reitoria da nossa Universidade Federal,  a mais antiga do Brasil. Destaco que a UFPR foi criada apenas alguns anos antes do IAP, em 1912, tendo entre os seus fundadores o Advogado e Professor João Pamphilo D´Assumpção que fundou o nosso IAP em 1917”

Hélio Gomes destacou igualmente o fato do Instituto ter entre seus membros um Ministro do STF, Luiz Edson Fachin, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, e todos os Conselheiros Federais paranaenses da OAB, a demonstrar a excelência de seus quadros, com associados que se destacam na advocacia e na academia.

Revistas do IAP

 

Na ocasião também foram lançadas as revistas do IAP nº 42 e 43 com conteúdo produzido na gestão do ex-presidente José Lúcio Glomb, na qual o atual presidente exerceu a vice presidência,  e finalizada na gestão atual. “Aqui no IAP o trabalho é contínuo, nunca pára. Uma gestão ajuda a outra” destacou o ex-presidente. 

A Revista do IAP nº 42 trouxe os trabalhos classificados no Prêmio Francisco da Cunha Pereira, promovido pelo IAP, todos versando sobre as “Manifestações populares e o regime democrático”. Essa terceira edição do prêmio teve o advogado Raphael Ramos Monteiro, do Rio de Janeiro, como vencedor com o artigo jurídico “Democracia em marcha: manifestações, pluralismo e cidadania no Brasil contemporâneo”.

A Revista do IAP nº 43 foi sobre o Congresso de Direito Processual – Desafios do Novo Código de Processo Civil, que aconteceu em setembro do ano passado, e foi uma homenagem ao professor Alcides Munhoz da Cunha. O evento foi organizado pelo IAP e apoiado pela OAB, Caixa dos Advogados e ESA. 

Na revista os principais pontos do congresso foram abordados. “A revista se torna uma importante referência perante tantas mudanças que o novo código trouxe”, destacou o presidente do IAP, Hélio Gomes Coelho Júnior. 

Estiveram presentes a vice-presidente Adriana d’Ávila Oliveira, o Secretário geral Tarcísio Kroetz, o Diretor Administrativo Roberto Aurichio Junior, os ex-presidentes Paulo Henrique Arruda Gonçalves, Carlos Eduardo Hapner e José Lucio Glomb, diversos conselheiros e associados, que também participaram do coquetel.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!