06/11/2019

IAP na Academia

IAP promove debate sobre direitos humanos com acadêmicos e associados; evento também traz Des. Telmo Cherem.

Alunos de Direito participaram de discussão sobre os direitos humanos em evento no Instituto dos Advogados do Paraná na noite de terça-feira (05/11). O IAP na Academia trouxe a professora, advogada Melina Fachin, que falou sobre a importância do direito internacional como potencializador dos direitos internos.

Também debateu o tema o Promotor de Justiça do Ministério Público, Rafael Moura, que destacou a necessidade de olhar mais para a realidade que para a teoria da questão. Os dois debatedores ressaltaram o papel dos direitos humanos como pontes de aproximação entre a realidade humana e o acesso à lei.

Dra. Melinda abordou a importância da participação de todos os atores envolvidos no sistema de justiça, alegou que a aplicação dos direitos humanos passa por uma construção coletiva. A professora lembrou aos estudantes que além da teoria é preciso pensar na prática do direito, “há um ser humano que demanda do direito uma resposta. Não é sujeito abstrato. Nós advogamos para pessoas concretas, que tem dores, sofrimentos, que querem seus direitos resguardados.”

Além da discussão temática, os acadêmicos também ouviram a trajetória profissional do Des. Telmo Cherem. O Desembargador falou da importância das Instituições como mantenedoras dos pilares de sustentação do Direito. “O Instituto é o último refúgio da doutrina” destacou Cherem.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!