01/08/2018

IAP lamenta a morte do jurista Hélio Bicudo

O Instituto dos Advogados do Paraná lamenta a morte de Hélio Bicudo, um jurista que marcou o direito brasileiro com a defesa dos direitos humanos e com suas convicções firmes. Ao longo de seus 96 anos de vida, ele atuou em importantes momentos da história do país, ocupou cargos públicos e postos importantes no contexto internacional.
Bicudo foi uma personalidade cujas ideologias nem sempre precisavam ser acolhidas por nós, mas que, sem dúvidas, tinha embasamento teórico sólido para o que defendia e o fazia sempre com muita coerência. Além de tudo isso, possuía uma postura ética inquestionável.
Nos anos 1970, enquanto procurador do Estado de São Paulo, combateu o Esquadrão da Morte. Petista histórico, fundou o PT, foi deputado estadual por duas legislaturas e vice-prefeito de São Paulo no governo de Marta Suplicy.
Sua atuação em defesa das liberdades fundamentais o levou, em 2000, ao posto presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, com sede em Washington.
Rompeu com o PT em 2005 e, diante da percepção da quebra da moralidade e da incoerência entre o que os ex – correligionários pregaram e o que praticaram no poder, foi um dos signatários do pedido de impeachment em 2015. O documento, assinado em parceria com Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal, foi aceito pelo Congresso Nacional e resultou na queda da então presidente Dilma Roussef.
O Brasil perdeu mais uma referência, um exemplo de coragem, um homem que teve força para defender suas convicções em diferentes momentos da história do país e de maneira crucial para toda a sociedade. Não hesitou quando precisou romper vínculos históricos, foi maior do que uma sigla ou um mero discurso. Que seu legado sirva de incentivo aos juristas de hoje, para que atuem com fidelidade aos valores mais elevados como a retidão moral, independentemente das circunstâncias, e a defesa do interesse público.

 

A Diretoria.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!