18/10/2018

Diretores do IAP acompanham audiência para instalação de auditoria em urnas eletrônicas

Membros da diretoria do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) participaram da audiência pública para a instalação de uma auditoria de urnas eletrônicas ser feita na manhã de sexta-feira (19/10) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Estiveram presentes o presidente do IAP, Hélio Gomes Coelho Júnior, e o diretor-tesoureiro Luís Felipe Cunha. A auditoria foi deferida pelo Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Gilberto Ferreira, em atendimento a pedido do Partido Social Liberal (PSL), que reuniu relatos de eleitores sobre problemas técnicos em urnas de seções específicas no primeiro turno da eleição.
Além das comissões e dos magistrados do TRE-PR, os trabalhos também estão sendo acompanhados pela OAB Paraná, pelo Ministério Público, por entidades que representam a imprensa, como a Associação de Emissoras de Rádio e Difusão do Paraná (AERP) e a Associação Paranaense de Imprensa (API) e por um observador da Organização dos Estados Americanos (OEA). Representantes dos dois candidatos que disputam a eleição presidencial – a única em curso no Paraná – estão convidados a acompanhar a auditoria.
O presidente do TRE- Paraná, Luiz Taro Oyama, explicou que, além da auditoria das urnas impugnadas, o TRE-PR tomou providências para que novos aparelhos sejam acrescentados ao processo no segundo turno. Ele enfatizou que a Justiça Eleitoral “trabalha sempre em busca da excelência na prestação de serviço para garantir a legitimidade do processo eleitoral”.
Oyama, destacou que, em 22 anos de utilização das urnas eletrônicas, nunca houve uma confirmação de fraude. “Esse ano, a votação eletrônica sofreu ataques sem precedentes. Isso ocorre pela crise de confianças nas instituições”, disse o desembargador.

Porcentual

Segundo o corregedor do TRE Paraná, desembargador Gilberto Ferreira, as reclamações correspondem a 0,01% das 6,6 milhões de urnas. Durante seu discurso, o presidente da OAB Paraná, José Augusto de Noronha, saudou os eleitores na pessoa do presidente do IAP, Hélio Gomes Coelho Júnior. “Não temos nenhum interesse partidário. Queremos apenas ter certeza de que a vontade dos eleitores está sendo respeitada”, disse Noronha. “Temos que defender a democracia e a autonomia para que os fatos sejam esclarecidos de uma vez por todas e as dúvidas colocadas de lado”, concluiu.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!