11/12/2017

Direitos Humanos foi destaque em almoço-palestra do IAP

A jurista Flávia Piovesan, um dos maiores nomes da área de Direitos Humanos do país, esteve em Curitiba na terça-feira (21), para um almoço-palestra com o tema “Advocacia, Empresas e Direitos Humanos”. A ação foi organizada pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e apoio do Centro Universitário Internacional Uninter.

Flávia Piovesan falou sobre como o setor empresarial, assim como o Estado, tem importante papel na promoção dos Direitos Humanos, não se limitando apenas à produtividade econômica.

Ao ser indagada sobre o trabalho escravo no mundo, Flávia respondeu “grandes marcas ainda praticam trabalho escravo pelo mundo, algumas até aqui no Brasil. Mas isso acaba não tendo grandes repercussões para o grande público. Nada pode justificar o trabalho escravo. É preciso botar esse tema na agenda global.”

Em relação à diversidade, Flávia foi mais enfática “a diversidade é desejável e lucrativa para as empresas, principalmente em relação à afrodescendentes e às mulheres, em que é necessário ampliar a participação de todos. Para isso precisamos repensar a cultura corporativa para que não seja focada só na produtividade.”

O presidente do IAP, Hélio Gomes Coelho Júnior, falou sobre a importância de trazer uma pessoa com renome como a Dra. Flávia “uma pessoa que tem uma visão global e consegue entender os paradigmas locais. É importante para que percebamos que é uma cadeia e tudo nos influencia.”

A palestrante tem trajetória conhecida pela defesa dos direitos sociais. É mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora visitante da Harvard Law School, University of Oxford, Max  Planck. Advogada, com atuação em Direitos Humanos, Direitos Internacional e Direito Constitucional. É Membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da UM High Level Task Force e ex-Secretária Especial de Direitos Humanos no Governo Federal.

 

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!