18/10/2018

Castro Neves encanta plateia interessada em saber “como os advogados salvaram o mundo”

O advogado José Roberto de Castro Neves encantou os mais de 150 presentes no salão principal do Graciosa Country Club, na noite desta quinta-feira, 18 de outubro. Com um resgate cronológico, ele apontou a importância dos advogados em acontecimentos relevantes da história. “A a independência dos Estados Unidos é, na verdade, um libelo contra o rei George III, um documento legal preparado por Jefferson, que era advogado. O mesmo se pode dizer da Constituição organizada por Madison, outro advogado”, destacou.

“Também na Revolução Francesa, observa-se a marca da advocacia, presentes tanto entre os jacobinos quanto entre os girondinos”, prosseguiu. Na história do Brasil, a inspiração jurídica foi apontada na independência, na figura de José Bonifácio de Andrada. “Já a República, infelizmente, foi resultado de um movimento militar. Pagamos a conta pela ausência de advogados nesse momento da história do Brasil”, considerou. Ele citou ainda outras figuras históricas que tinham formação em Direito – Gandhi, Mandela, Fidel Castro.

O evento, promovido pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), pelo Graciosa Country Club, pelo escritório Casillo Advogados, pelo Solar do Rosário e pela Unibrasil, também marcou, no Paraná, o lançamento do livro “Como os advogados salvaram o mundo”, escrito por Castro Neves. Antes de palestrar, Castro Neves foi recebido em um coquetel por convidados do IAP.

Ao abrir a conferência, a diretora cultural do Graciosa, Liana Leão, saudou a todos exaltando o conhecimento humanista do advogado. Ela também convidou todos os presentes para o bate-papo com o jornalista e escritor Ruy Castro, atividade do calendário cultural do clube marcada para 8 de novembro, às 20 horas.

Cinquentenário

Em seguida, o diretor-tesoureiro do IAP, Tarcísio Kroetz, apresentou o advogado João Casillo, a quem coube saudar o palestrante. “Casillo, que está completando 50 anos de advocacia é civilista como nosso palestrante e foi professor da Unicuritiba, da PUC-PR e da UFPR. Fundou a Academia Paranaense de Letras Jurídicas e trouxe para o estado o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, que hoje presido”, enumerou Kroetz.

Ao tomar a palavra, Casillo ressaltou o empenho do Graciosa Country Club em oferecer uma agenda cultural de qualidade. “Como faz o Instituto dos Advogados do Paraná quinzenalmente, o clube tem promovido atividades culturais imperdíveis. Nesta obra de Castro Neves fui surpreendido pelo contexto, marca de quem lê a história para além da camada superficial”, afirmou.

Antes de começar a conferência, Castro Neves agradeceu a generosidade da apresentação e fez coro com Casillo quanto à diretriz cultural do Graciosa. “Estou também impressionado com a força do clube na divulgação. Muitas pessoas fizeram contato por terem tomado conhecimento de que eu estaria aqui hoje. Não sei de outro clube com esse poder de comunicação”, exaltou.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!