22/12/2020

Carta à Comissão Interamericana de Direitos Humanos em apoio a candidatura de Melina Fachin

À Comissão Interamericana de Direitos Humanos,

O Instituto dos Advogados do Paraná (IAP-PR) tem a honra em apoiar e recomendar a candidatura da professora e doutora em Direito Constitucional, com ênfase em Direitos Humanos, Melina Girardi Fachin, para a secretaria executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

A professora, que faz parte do conselho do Instituto, ocupa o cargo de Diretora Cultural e responde pelo Comitê de Responsabilidade Social. Destacamos inúmeras ações práticas protagonizadas pela candidata em nossa Instituição. Melina intermediou convênios entre o IAP e o Ministério Público do Paraná, além de ações conjuntas com a Associação dos Magistrados para projetos adjacentes em prol dos mais fragilizados. A Advogada também organizou a campanha do Instituto para a inclusão de escritórios de advocacias ao Pacto Global da ONU. A candidata foi protagonista na organização e realização de inúmeros eventos do IAP em defesa do direito da mulher.

Reforçamos também sua a produção cultural e teórica. Ela é professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na cadeira de Direitos Humanos. Autora de vasta produção científica sobre a matéria, especialmente sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Entre suas últimas obras está Comentários à Convenção Americana de Direitos Humanos, escrita em coautoria com a Dra. Flávia Piovesan e Valério Mazzuoli (Ed. Forense, 2019).

Reforçando as ações práticas e teóricas da candidata, o IAP sublinha o fato de Melina Girardi Fachin ser a única brasileira a concorrer na etapa final do processo. É com imenso orgulho e satisfação que o Instituto dos Advogados do Paraná recomenda a sua candidatura.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!