25/07/2018

Guilherme Lucchesi lança livro sobre cegueira deliberada

O diretor da Revista do Instituto dos Advogados do Brasil (IAP), Guilherme Brenner Lucchesi, é o autor do livro “Punindo a culpa como dolo – O uso da cegueira deliberada no Brasil”, que será lançado no próximo dia 15 no Memorial de Curitiba, à partir das 18h30.

O livro propõe uma reflexão sobre a teoria americana da cegueira deliberada, importada recentemente para o Brasil, e as consequências de sua aplicabilidade no sistema judiciário. “A obra mostra como os tribunais brasileiros e a jurisprudência têm aplicado a teoria da cegueira deliberada, mas distorcendo a função dela nos Estados Unidos”, afirmou Lucchesi.

Para o advogado, o uso de teorias estrangeiras, sem o devido estudo prévio, impacta diretamente o sistema jurídico. “Os juízes pegam essas situações de crimes culposos, em que a punição existe em alguns casos excepcionais, e tratam como se fossem crimes dolosos, e isso permite a punição indevida. O objetivo do livro é dar o caminho para prevenir que as pessoas sejam indevidamente alcançadas por esta teoria.”

Você pode saber mais sobre o lançamento do livro pelo Facebook e concorrer a um exemplar clicando aqui.

Compartilhe:

VOLTAR

RELACIONAMENTO

Fique por dentro do que acontece no Instituto!